quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ansiedade


  1. Comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não.
  2. Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência.

Nos últimos dias/meses, mais especificamente a partir do meu último dia de aula no Ensino Médio, esse sentimento vem crescendo mais e mais dentro de mim. Desde pequena eu sempre fui ansiosa pra pequenas coisas, como contar os dias pro aniversário, planejar a fase adulta, apresentar um trabalho, porém, dessa vez é diferente, o que sinto não é uma ansiedade boba, é, de certa forma, uma impaciência desconcertante e constante. Quem já passou por isso com certeza sabe o quão horrível é, não recomendo...

Sempre tive o sonho de me formar em Medicina para o desespero da minha mãe (alguns dizem que não me vêem nessa área e que é apenas algo que Grey's Anatomy colocou na minha cabeça mas eu sei que não é o caso). Veja, uma faculdade paga de Medicina é extremamente cara (e eu não venho de uma família rica), e quem mora no Rio de Janeiro sabe que é extremamente difícil passar em uma Federal. E eu não tendo autoconfiança o suficiente, comecei a procurar outras áreas (Direito, Psicologia, Letras...).

Em 2016, quando vim pra Santa Catarina fazer o Enem (já que minha inscrição estava pra cá porque fiz quando ainda morava aqui), do nada, literalmente do zero, depois de eu já ter desistido de Medicina e estar sem rumo na vida, várias portas (quando digo várias são várias mesmo!) começaram a se abrir pra uma cidade no Rio Grande do Sul que possui uma faculdade de Medicina, o quão louco é isso?! Eu, obviamente, comecei a criar expectativas (tem um vídeo da JoutJout no Youtube que fala sobre isso) e a me desesperar, porque comecei a criar uma ansiedade também!

Quando concluí meu Ensino Médio  fiquei no aguardo de 1 mês pra nota do Enem sair e quando aconteceu...Mais uma semana pra abrir as inscrições do SISU, e uma semana pra finalmente fechar (por que demora tanto?). Nesse tempo eu criei uma estratégia, o SISU oferece pro participante 2 chances: 1ª e 2ª opção de curso e faculdade. Meu plano era: em 1ª  opção eu colocaria o "impossível" que assim, caso não passasse teria a 2ª opção que nela eu colocaria uma base, um curso que já fosse garantido que eu estivesse dentro, assim coloquei o mesmo curso que minha irmã, Engenharia de Alimentos, porque sou péssima em números e se não desse Medicina esse ano, a faculdade de números me ajudaria pro Enem do ano que vem.


Minha estratégia deu certo. Passei pra Engenharia e estou na Lista de Espera (acreditem, não podia existir nome mais apropriado)  de Medicina. Não vejo mais o meu sonho como algo impossível, na verdade agora eu consigo vê-lo se realizando! Então... Aqui estou eu, esperando... O pior do esperar é não ter a certeza, você espera mas sabe que tudo pode acontecer nesse tempo e começa a ansiar para que dê certo.

Atualmente espero pela Lista de Espera (que sai HOJE!!), para que meus pais venham me ver, para que minha vida se ajeite!! Porque não tenho certeza de nada agora, sei que já passei pra uma faculdade mas não sei se vou ficar nela, não sei nem se vou morar com minha irmã ou sozinha (aprendi a fazer arroz por precaução)! É agoniante, sei que na Bíblia tem vários versículos que falam sobre ansiedade, e sei que tenho que me acalmar e ser paciente mas...

Eu não ia escrever sobre isso mas, minha mãe pediu pra que eu dissesse o que estou sentindo no momento no Blog e o que sinto é isso: Ansiedade. Óbvio, que tem várias outras coisas também, como citei no outro post mas, não acho que tenha criatividade pra falar agora.

~Caren

2 comentários:

  1. Oi, Baseball!
    Que bom que você continua escrevendo no seu Blog. Eu tenho certeza que você vai ser muito grata por isso quando estiver bem velhinha, nos seus 26 anos, como eu.

    Quero te dizer que a ansiedade faz parte da vida.
    Quem nunca ficou ansioso por uma data especial? Ou pela chegada de um brinquedo novo? Pela estréia de um filme ("A bela e a fera", por exemplo...)? Já ouvi dizer que a sociedade é o excesso de futuro, é quando estamos com a nossa mente lá na frente, e isso pode, sim, ser bom. Mas é necessário tomar cuidado para não deixar de viver o hoje (e ser feliz hoje) por causa de algo que ainda vai chegar.

    O que posso dizer é: descanse. O futuro está posto diante de você. Tudo o que você poderia fazer já foi feito? Você cumpriu com a sua parte? Então, agora, te resta confiar que Deus está trabalhando no invisível para trazer à realidade a vontade d'Ele para a sua vida.

    Viva o hoje. Sorria hoje. O seu hoje não pode passar em branco, em função do amanhã. Senão, sua vida vai se acostumar a ser assim. O hoje se acostumará a não ser desfrutado como "dia que o Senhor já fez", e essa não é uma boa forma de se viver.

    Espero que você consiga confiar que a espera é necessária para atingir nossos sonhos e objetivos. Esperar não é perder tempo. É saber que o que queremos está sendo preparado para nós, e que nós estamos sendo preparados para viver aquilo que sonhamos.

    Dêtchulhus!
    Continue escrevendo aqui.


    http://ocoracaodomenino.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todas as respostas obtidas esse comentário realmente veio a calhar, Boah!
      Obrigada e eu absolutamente amo os seus conselhos! E amo você!

      Excluir